CASA MP

O programa simples pensado para esta residência, localizada em uma área próxima aos mais belos parques de Curitiba, bem como o uso de materiais contrastantes - madeira, aço, vidro e alvenaria - exploram ao máximo a volumetria e a relação com o terreno.

No acesso social, o percurso em placas de concreto conduz à porta mimetizada, que confunde-se com o painel em aço revestindo o volume do térreo, criando unidade e solidez. O pergolado avança sobre o pátio externo funcionando como cobertura leve para a garagem e ao mesmo tempo dando abertura para que o paisagismo cresça e abrace a arquitetura, demarcando o acesso social e estendendo a proximidade da casa com o entorno e sua escala.

A importante relação frente/fundos desta residência é evidenciada pela continuidade das fachadas, em uma conexão clara de materiais e volumes. O pátio dos fundos recebe a área de lazer, que se torna uma extensão do térreo emoldurada pelo verde exuberante.

O projeto de interiores, em diálogo constante com a arquitetura, empresta fluidez à disposição dos espaços. No mezanino, o ripado surge como elemento de transição sutil entre os ambientes, e as grandes aberturas permitem o jogo de luz e transparência em toda a área social.

Os espaços de estar e cozinha conectam-se pela ampla caixa de marcenaria que funciona como armário para as múltiplas funções do ambiente. Neste mesmo conceito, o volume próximo ao jantar - também revestido na mesma marcenaria - abriga as funções de serviços e lavabo social na mesma linguagem, continuidade e conceito.

FICHA TÉCNICA

local: Curitiba - PR
Área: 200m²
Ano do projeto: 2021
Ano da obra: 2022

Leveza, elegância, contemporaneidade: da arquitetura ao estilo de vida.

A casa, em sua espacialidade, é um convite ao encontro da família, com ambientes que permitam conexões visuais em todo seu panorama, sobretudo na relação contínua entre a arquitetura, o terreno, o entorno e as rotinas para as quais a relação entre todos esses tópicos converge.