5 TRENDS PARA 2022

A casa é um reflexo da personalidade, do tempo e das percepções. Projetar uma casa é como traduzir em arquitetura um objeto de valor, um momento único e íntimo em espaço, circunstâncias e ideais. Quando se trata da evolução da arquitetura ao longo dos anos, vemos como o elemento de expressão pessoal sempre teve precedência sobre as tendências. Cada tendência nasceu, em partes, da necessidade de fazer os espaços pessoais funcionarem melhor para ao indivíduo. Aqui estão nossas escolhas para as cinco principais tendências de arquitetura emergentes este ano:

1. Sustentabilidade

As empresas de arquitetura estão agora se concentrando fortemente em minimizar o impacto ambiental dos edifícios por meio da eficiência e uso moderado de materiais, energia, espaço de desenvolvimento e o ecossistema em geral. Para ecoar as palavras do presidente do Conselho de Arquitetura, Habeeb Khan, a arquitetura deve sempre ser orientada para o meio ambiente.

2. Espaços Multifuncionais

Desde a pandemia, as pessoas começaram a passar mais tempo e a perceber melhor seus lares. Por essa razão, as casa contemporânea se expande para as multitarefas como muitas outras áreas funcionais. Os quartos de visitas são usados ​​como estações de trabalho e os quartos e salas como espaços de treino. As cozinhas funcionam como salas de discussão e as plantas abertas podem servir como sala de estar, home office ou áreas de entretenimento. Os moradores estão mais conscientes de seus espaços e consideram suas residências como resposta imediata às suas necessidades em constante mudança.

3. Arquitetura orgânica

Projetar espaços e estruturas equilibrados com o ambiente natural tornou-se parte integrante e indissolúvel de boas soluções em arquitetura. Espaços serenos ao longo da floresta, parques de meditação, passarelas ladeadas por um dossel denso e fontes que o aproximam da natureza são algumas das tendências mais procuradas nos projetos arquitetônicos nos últimos tempos.

3. Arquitetura Minimalista

O conceito de design minimalista reflete um estilo de vida de quem busca viver com a premissa nunca tão evidenciada “menos é mais”. É para quem deseja ter apenas o essencial e valoriza a funcionalidade de cada objeto. Aqui, os elementos puramente decorativos são pouco ou nada utilizados.  O conceito minimalista visa reduzir o ruído visual e manter as estruturas simples. O estilo vem moldando a arquitetura moderna desde a década de 1980 e ainda é elogiado por seu impacto psicológico e prático positivo nos dias atuais, provavelmente mais do que nunca.

3. Casa Inteligente

Tecnologias de automação, IoT, robótica e algoritmos estão se unindo à arquitetura para criar múltiplas soluções que podem aumentar o conforto nas casas e nos ambientes de trabalho e convívio. Com o crescimento constante da indústria de Smart Home, os proprietários agora têm a opção de escolher e combinar produtos ou soluções que conversem com os avanços tecnológicos inerentes e que melhor atendam às suas necessidades. No aspecto prático, estético e funcional, a casa do nosso tempo segue em transformação constante. É a síntese das relações e do comportamento nos últimos anos e, portanto, aponta à visão de que entender sobre essas tendências e perspectivas é compreender como o homem contemporâneo vive e para onde vai.